Ottographer e StudiozCollabpress

Os nossos amigos do animaXion Studioz acabaram de disponibilizar as primeiras versões do Ottographer e do StudiozCollabpress. Ambos são Software Livre.

O Ottographer é uma aplicação para Debian & Ubuntu que permite criar facilmente time-lapses com uma webcam. Basta ligar uma webcam por USB, escolher a pasta onde pretende armazenar as fotografias, escolher a resolução, escolher o intervalo da captura e pronto! Simples e eficaz.

O StudiozCollabpress é um plugin de WordPress para apoiar a gestão da produção de curtas-metragens de animação e cinema em geral. Permite criar cenas, planos, tarefas com datas e atribuir tarefas a utilizadores específicos. Permite fazer upload de ficheiros (que ficam associados às cenas, planos ou tarefas), disponibiliza um calendário com as datas, avisos por mail, sistema de comentário, etc. Muito útil!

Algumas ideias para obter rendimentos através da Internet

Todos os anos tenho o prazer de participar ou assistir a discussões, online e presencialmente, sobre o futuro e presente do mercado de trabalho. O meu interesse explica-se não só por razões pessoais e curiosidade mas também, ou até sobretudo, pela preocupação que nutro pelos alunos dos diferentes cursos com os quais tenho o privilégio de trabalhar.

De um modo geral, a maioria tem como único horizonte o trabalhar por conta de outrém e não reconhece potencial na Internet para além da consulta aos anúncios publicados em espaços como o Carga de Trabalhos ou Behance e criar o seu portefólio online. E atrever-me-ia mesmo a dizer que até estes últimos já são uma curta minoria. Para a maioria, trabalhar por conta própria, ser freelancer ou criar a sua própria empresa são realidades que parecem impossíveis e prestação de serviços em regime de avença ou cooperativas são designações esotéricas.

Este artigo não pretende apresentar todas as soluções possíveis. Seria irrealista e até arrogante. Antes, é uma tentativa de elencar algumas pistas possíveis para que os mais proativos possam explorar a utilização da Internet para monetarizar o resultado do seu trabalho sem que seja necessário um investimento financeiro avultado.

Continuar a ler