Artistas Livres: alguns artistas que utilizam Software Livre e que vale a pena conhecer

A melhor forma de começar a explorar o mundo da criação com Software Livre é ver Elephants Dream (www.elephantsdream.org/), Big Buck Bunny (www.bigbuckbunny.org/) e Sintel (www.sintel.org/). Já agora, aproveite e acompanhe os projectos actualmente em curso Mango (mango.blender.org/), Tube (tube.freefac.org/) e Mercator (mercator.licuadorastudio.com/). O que estas curtas 3D têm em comum é o facto de terem sido ou estarem a ser produzidas apenas com Software Livre.

Continuar a ler

Blender e Videojogos

Quando se fala no Blender  (www.blender.org/), a maior parte das pessoas pensa em animação 3D e modelação. Na realidade, existem já vários exemplos de jogos para diversas plataformas (i.e. PC, iPhone, iPad, Android, etc.) que utilizam o Blender como ferramenta de modelação ou para criar animações. No entanto, a evolução e o actual  grau de sofisticação do Blender Game Engine, uma componente integrada no Blender,  tem permitido a sua utilização na criação de videojogos com crescente grau de profissionalismo e complexidade.

Continuar a ler

Blender para além da animação e dos jogos

O Blender é hoje uma popular ferramenta poderosa para modelação e animação 3D. No entanto, nem toda a gente utiliza o Blender para criar filmes de animação ou para jogos. A sofisticação e potencial do Blender permitem a sua utilização noutros contextos, sobretudo para fins artísticos (i.e. instalações, etc.) e científicos (i.e. visualização, etc.). Aqui ficam alguns exemplos que surpreendem pela sua criatividade. Em muitos deste projectos, o Blender Game Engine (BGE) é o elemento central.

Continuar a ler