Sugestões de Software Livre via Zotero

Depois de alguns ajustes, as nossas listas com sugestões de Software Livre para artistas, educadores e investigadores são agora “proudly powered by” Zotero :) Se preferirem seguir o grupo através do Zotero, fica aqui o respetivo endereço. Se não sabem ou não utilizam o Zotero, não sabem o que perdem :)

Software Livre para Educação

Esta é uma lista com sugestões de algumas aplicações de Software Livre desenvolvidas para apoiar actividades na área da educação e ensino. Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Esta lista vai sendo actualizada com a regularidade possível.

Continuar a ler

Software Livre para Investigação

Esta é uma lista com sugestões de algumas aplicações de Software Livre desenvolvidas para apoiar actividades na área da investigação. Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Esta lista vai sendo actualizada com a regularidade possível.

Continuar a ler

Software proprietário nos programas do sistema educativo português

Como o novo ano lectivo está quase a chegar, resolvi ir espreitar programas de disciplinas do sistema educativo português que envolvem obrigatoriamente a manipulação de computadores e software. É claro que é possível e desejável utilizar as TIC e a Internet em  todos os níveis de ensino e disciplinas. No entanto, estes programas destacam-se por serem aqueles que recomendam software, que incluem nos conteúdos as questões relacionadas com software e hardware, que, muitas das vezes, são responsáveis pela iniciação ou aprofundamento de hábitos de trabalho que envolvam a utilização de computadores e Internet.

Continuar a ler

Alguns mitos sobre o Magalhães

Por um questão de honestidade, devo começar por estabelecer alguns pontos prévios: concordo e apoio medidas que visem disseminar os meios informáticos por toda a sociedade e elevar os níveis globais de fluência tecnológica; não concordo com muitas das opções implementadas nos projectos e-escolas e e-escolinhas.

O meu quotidiano profissional e pessoal permite-me reforçar com regularidade esta convicção na importância dos meios informáticos e redes de comunicação no presente e futuro. Apesar de gostar de ter uma visão mais global sobre estas temáticas, acredito que o país necessita urgentemente de reforçar as suas competências nesta área, sobretudo junto das gerações mais jovens, se quisermos que as nossas crianças e alunos sejam agentes activos nesse futuro. É exactamente porque me situo aqui que discordo de muitas das opções tomadas pelo Governo relativamente aos programas e-escolas e e-escolinhas.

Continuar a ler

10 razões para utilizar Software Livre na Educação

Há alguns anos atrás, Software Livre e “Open Source” eram conceitos que surgiam quase exclusivamente associados a indíviduos que, na melhor das hipóteses, eram caracterizados como excêntricos apaixonados pela informática capazes de produzir um discurso povoado por termos técnicos com um valor quase esotérico para a generalidade dos utilizadores. É preciso não esquecer que muitos destes últimos descobriam o mundo dos computadores porque sentiam que as janelas e os menus, os botões e os ícones constituíam, finalmente, uma linguagem acessível. Iniciar a exploração do mundo dos computadores era um sonho que muitos ainda consideravam desnecessário ou mesmo fora do seu alcance e, portanto, a simples referência à possibilidade de utilizar linha de comandos numa janela de Terminal, por exemplo, assemelhava-se ao seu pior pesadelo. Entretanto, é tempo de descobrir, discutir e compreender que valores e princípios mais altos se levantam.

Continuar a ler