Sugestões de Software Livre via Zotero

Depois de alguns ajustes, as nossas listas com sugestões de Software Livre para artistas, educadores e investigadores são agora “proudly powered by” Zotero :) Se preferirem seguir o grupo através do Zotero, fica aqui o respetivo endereço. Se não sabem ou não utilizam o Zotero, não sabem o que perdem :)

Software Livre para Artes

Esta é uma lista com sugestões de algumas aplicações de Software Livre desenvolvidas para apoiar actividades criativas e na área das artes nas suas diversas vertentes. Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Esta lista vai sendo actualizada com a regularidade possível.

Continuar a ler

Ottographer e StudiozCollabpress

Os nossos amigos do animaXion Studioz acabaram de disponibilizar as primeiras versões do Ottographer e do StudiozCollabpress. Ambos são Software Livre.

O Ottographer é uma aplicação para Debian & Ubuntu que permite criar facilmente time-lapses com uma webcam. Basta ligar uma webcam por USB, escolher a pasta onde pretende armazenar as fotografias, escolher a resolução, escolher o intervalo da captura e pronto! Simples e eficaz.

O StudiozCollabpress é um plugin de WordPress para apoiar a gestão da produção de curtas-metragens de animação e cinema em geral. Permite criar cenas, planos, tarefas com datas e atribuir tarefas a utilizadores específicos. Permite fazer upload de ficheiros (que ficam associados às cenas, planos ou tarefas), disponibiliza um calendário com as datas, avisos por mail, sistema de comentário, etc. Muito útil!

Algumas ideias para obter rendimentos através da Internet

Todos os anos tenho o prazer de participar ou assistir a discussões, online e presencialmente, sobre o futuro e presente do mercado de trabalho. O meu interesse explica-se não só por razões pessoais e curiosidade mas também, ou até sobretudo, pela preocupação que nutro pelos alunos dos diferentes cursos com os quais tenho o privilégio de trabalhar.

De um modo geral, a maioria tem como único horizonte o trabalhar por conta de outrém e não reconhece potencial na Internet para além da consulta aos anúncios publicados em espaços como o Carga de Trabalhos ou Behance e criar o seu portefólio online. E atrever-me-ia mesmo a dizer que até estes últimos já são uma curta minoria. Para a maioria, trabalhar por conta própria, ser freelancer ou criar a sua própria empresa são realidades que parecem impossíveis e prestação de serviços em regime de avença ou cooperativas são designações esotéricas.

Este artigo não pretende apresentar todas as soluções possíveis. Seria irrealista e até arrogante. Antes, é uma tentativa de elencar algumas pistas possíveis para que os mais proativos possam explorar a utilização da Internet para monetarizar o resultado do seu trabalho sem que seja necessário um investimento financeiro avultado.

Continuar a ler

Animação 3D com Software Livre

Aqui fica uma sugestão de aplicações e pipeline para criar animação 3D com Software Livre.

Este esquema não esgota todas as possibilidades existentes nem as sugestões são mutuamente exclusivas. Existem mais ferramentas úteis e de qualidade que não foram inseridas no esquema e as sugestões não são todas equivalentes. Em muitos casos é possível (desejável, até!) utilizar uma combinação das ferramentas apresentadas.

(Clique na imagem para ver uma versão maior)

Artistas Livres: alguns artistas que utilizam Software Livre e que vale a pena conhecer

A melhor forma de começar a explorar o mundo da criação com Software Livre é ver Elephants Dream (www.elephantsdream.org/), Big Buck Bunny (www.bigbuckbunny.org/) e Sintel (www.sintel.org/). Já agora, aproveite e acompanhe os projectos actualmente em curso Mango (mango.blender.org/), Tube (tube.freefac.org/) e Mercator (mercator.licuadorastudio.com/). O que estas curtas 3D têm em comum é o facto de terem sido ou estarem a ser produzidas apenas com Software Livre.

Continuar a ler

Blender e Videojogos

Quando se fala no Blender  (www.blender.org/), a maior parte das pessoas pensa em animação 3D e modelação. Na realidade, existem já vários exemplos de jogos para diversas plataformas (i.e. PC, iPhone, iPad, Android, etc.) que utilizam o Blender como ferramenta de modelação ou para criar animações. No entanto, a evolução e o actual  grau de sofisticação do Blender Game Engine, uma componente integrada no Blender,  tem permitido a sua utilização na criação de videojogos com crescente grau de profissionalismo e complexidade.

Continuar a ler

Blender para além da animação e dos jogos

O Blender é hoje uma popular ferramenta poderosa para modelação e animação 3D. No entanto, nem toda a gente utiliza o Blender para criar filmes de animação ou para jogos. A sofisticação e potencial do Blender permitem a sua utilização noutros contextos, sobretudo para fins artísticos (i.e. instalações, etc.) e científicos (i.e. visualização, etc.). Aqui ficam alguns exemplos que surpreendem pela sua criatividade. Em muitos deste projectos, o Blender Game Engine (BGE) é o elemento central.

Continuar a ler